A partir de dezembro, produtos da Apple receberão uma integração significativa com o ChatGPT da OpenAI, quando o iOS 18.2 for lançado. A atualização promete aprimorar a Siri e outros recursos com inteligência artificial avançada. Na última segunda-feira, testadores da versão beta do iOS 18.2 tiveram uma prévia de como a parceria entre Apple e OpenAI poderá gerar receitas para ambas as empresas.
Segundo a 9to5Mac, uma nova atualização do beta inclui a opção de fazer upgrade para o ChatGPT Plus diretamente no aplicativo de configurações. Essa integração oferece aos usuários Apple um caminho direto para aderir ao plano de assinatura premium do ChatGPT, que custa US$ 20 mensais, e tem o potencial de aumentar as assinaturas do ChatGPT Plus – uma importante fonte de receita para a OpenAI – especialmente porque a versão gratuita do ChatGPT é bastante limitada.
Para usuários que permanecem na versão gratuita, alguns recursos estarão restritos. Eles não terão acesso aos modelos mais recentes da OpenAI (como o o1-preview) e a funcionalidades exclusivas, como o Modo Avançado de Voz. Além disso, a criação de imagens com o DALL-E será limitada a duas por dia, e a quantidade de mensagens enviadas ao chatbot será inferior à dos assinantes premium.
A parceria financeira entre Apple e OpenAI
Uma das grandes questões pendentes na parceria entre Apple e OpenAI é como ambas as empresas esperam gerar lucro com essa integração. Relatos indicam que a Apple não está pagando diretamente à OpenAI pelo uso da tecnologia, mas, sim, oferecendo uma exposição considerável ao permitir que os usuários façam upgrade para o ChatGPT Plus através do aplicativo de Configurações. Para a OpenAI, isso representa uma oportunidade, desde que os usuários se inscrevam. Caso contrário, a empresa enfrentará um aumento de usuários gratuitos, o que aumentaria significativamente seus custos de manutenção.
Outro aspecto ainda incerto é se a Apple ficará com uma porcentagem das receitas geradas pelas assinaturas do ChatGPT Plus através do app de Configurações. É possível que a Apple esteja apostando que os recursos avançados de IA justifiquem essa exposição gratuita à OpenAI, incentivando os clientes a fazer upgrade para dispositivos mais recentes.
Apesar da colaboração, a Apple não está limitando o uso de IA apenas ao ChatGPT. A empresa afirmou que em breve integrará modelos de IA de outros desenvolvedores, possivelmente incluindo o modelo Gemini do Google.
Enquanto isso, nos bastidores, a OpenAI está em uma fase de captação de investimentos e enfrentando mudanças em sua equipe. A Apple estava planejando participar da última rodada de financiamento de US$ 6,6 bilhões, mas aparentemente desistiu após a saída inesperada da CTO da OpenAI, Mira Murati.